Como foi a nossa jornada de Transformação Digital em 2023.

No atual cenário de negócios, marcado por rápidas mudanças tecnológicas e uma evolução constante nas expectativas do mercado, organizações em todo o mundo estão enfrentando o desafio de se reinventar. A transformação digital, longe de ser uma mera tendência, tornou-se uma necessidade para manter a relevância e a competitividade. Neste contexto desafiador, buscamos se desenvolver ao longo do ano de 2023 para buscar resultados mais efetivos.

Embarcamos em uma jornada de transformação. Essa jornada foi marcada pela otimização de processos, a incorporação de tecnologias emergentes, como inteligência artificial e automação robótica de processos (RPA), e uma mudança significativa na abordagem de trabalho, adotando o modelo ágil SCRUM. Mudanças que não apenas melhoraram a eficiência operacional, mas também tiveram um impacto positivo na cultura organizacional.

Elencamos os principais destaques que tivemos ao longo de 2023:

Otimização de Processos

Em um ano de esforços dedicados, conseguimos realizar avanços significativos na otimização de seus processos. Isso inclui desenho de jornadas, melhoria do fluxo de entrega de projetos para clientes, melhoria na coleta de dados, tudo visando melhorar o fluxo interno de trabalho.

Incorporação de Inteligência Artificial

Testamos inteligência artificial em alguns dos nossos serviços, ampliando o contexto dos projetos, e visando uma entrega com mais valor e uma base diferenciada de informação para o aumento de conteúdo e valor para o cliente.

Revolução com RPA (Robotic Process Automation)

A adoção do RPA destacou-se como um movimento diferenciado. Ainda em fase de teste, já conseguimos otimizar quase 50% do tempo de execução em um dos serviços. Esse ganho significativo de tempo reflete diretamente na eficiência operacional e na capacidade de alocar recursos de forma mais estratégica, direcionando nossos esforços para projetos de interesse público.

Mudança na Forma de Trabalho

Adotar o modelo ágil Scrum foi outra iniciativa estratégica. Esse modelo não só trouxe uma mudança significativa na rotina das atividades diárias, como também influenciou positivamente a cultura organizacional. A abordagem ágil permitiu uma maior flexibilidade, adaptabilidade e colaboração entre as equipes.

A nossa jornada rumo à transformação digital não é vista apenas como um case de sucesso ao longo do ano, mas, também, como uma mudança cultural abrangente, mostrando e compartilhando o poder da tecnologia em estruturar e melhorar o ambiente de trabalho. Ao adotar essas mudanças, a Fundação demonstrou que tem capacidade notável de evoluir e buscar um mundo cada vez mais sustentável usando a digitalização a seu favor.