Eco+ na Rede ACV: Grupos de trabalho sobre sustentabilidade desempenham um papel crucial na abordagem dos desafios ambientais que nosso planeta enfrenta atualmente.

por Rede Empresarial Brasileira de Avaliação do Ciclo de Vida

Com a crescente preocupação com a degradação ambiental, a mudança climática e a escassez de recursos naturais, é fundamental que as comunidades, empresas e governos trabalhem juntos para encontrar soluções sustentáveis. Neste contexto, os grupos de trabalho sobre aspectos e critérios de sustentabilidade das diferentes instituições e associações, que reúnem pessoas com conhecimentos e habilidades diversas, vindas de diferentes setores da sociedade podem ser uma excelente alternativa na busca por estratégias eficazes de enfrentamento aos desafios ambientais que observamos diariamente.

Nestes encontros, o potencial de promover a colaboração e a cooperação entre os diferentes setores da sociedade é inquestionável e pode levar a soluções inovadoras e escaláveis que podem ter um impacto significativo na proteção do meio ambiente, bem como fornecer informações e recomendações baseadas em evidências para os tomadores de decisão, influenciando a elaboração de políticas públicas que promovam a sustentabilidade.

Assim, a Rede Empresarial Brasileira de Avaliação do Ciclo de Vida (Rede ACV) promove mensalmente discussões em mais de cinco Grupos de Trabalho nas mais variadas temáticas correlacionando-os aos instrumentos de mensuração de impactos, como a Avaliação do Ciclo de Vida, para orientação a tomada de decisão e apoio a determinação da sustentabilidade de produtos. Destes grupos de discussões, a Fundação participa ativamente de 4 – Biodiversidade, Rotulagem, Economia Circular e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-, e coordena as atividades anuais de 2 destes – Economia Circular e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; por acreditarmos, assim como a Rede, que a troca e produção de conhecimento pode fortalecer os diferentes setores e refletirem impactos positivos na sociedade.