Mensuração de Impactos

Suporte para a tomada de decisões

Temos soluções para mensurar os impactos ambientais, para suportar a tomada de decisão em processos e soluções que diferenciam seu portfólio e promovam a sustentabilidade na sua cadeia de valor.

Análise de Ecoeficiência (AEE)

Consiste na avaliação de indicadores ambientais e econômicos combinados em um indicador único, que representa a ecoeficiência do produto ou serviço ou processo. Com uma abordagem holistica do ciclo de vida do produto, pode ser aplicada para apoiar o desenvolvimento sustentável dos clientes ao longo da cadeia de valor, reduzindo os impactos e os consumos de energia e recursos.Segue as normas ISO 14040:2009 e 14044:2009 (avaliação do ciclo de vida ambiental) e ISO 14045:2012 (avaliação dos custos do ciclo de vida e da agregação da ecoeficiência).
Avaliação do cliclo de vida_(ACV)

Avaliação do Ciclo de Vida (ACV)

A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma técnica de avaliação e quantificação de impactos ambientais potenciais associado a um produto, serviço ou processo. Os impactos são avaliados ao longo de todo ciclo de vida, incluindo a obtenção de matérias-primas, a fabricação e a utilização de produtos, até a disposição ou reciclagem, permitindo identificação de pontos críticos, a promoção de melhorias nos processos de fabricação e apoio a declaração ambiental de produto. É uma ferramenta baseada nas normas ISO 14040:2009 e 14044:2009.

pegada-de-carbono

Pegada de Carbono de Produto (PCF)

Trata-se da mensuração das emissões de gases de efeito estufa geradas por um produto nas diferentes fases do seu ciclo de vida, permitindo compreender como o produto contribui para as mudanças climáticas e quais os pontos críticos que merecem atenção. São calculadas segundo normas gerais de avaliação do ciclo de vida (ISO 14040:2009 e 14044:2009), pegadas de carbono de produto (ISO 14067) e outras regras de produto segundo os setores no qual está inserido.