Sustentabilidade no Mercado de Tintas: Tendências e Compromissos para um Futuro Responsável

Segundo dados do World Coatings Council (WCC), o mercado de tintas e revestimentos movimentou globalmente cerca de $170 Bilhões em 2019. A maior parcela desse mercado é o de de tintas, que englobam as tintas arquitetônicas (com 53% de participação) e os acabamentos de madeira (contribuindo com 7%), equivalendo o 60% do Market Share. Entre os protagonistas desse setor se destacam os grandes fabricantes globais como Akzo Nobel, BASF, Sherwin-Williams, PPG, Axalta, Yatu, Roberlo, Nippon Paint, Jotun, Hempel, as quais oferecem uma ampla gama de produtos para diversas aplicações, como automotiva, industrial, arquitetônica, marítima e muito mais.

Diante do crescimento da complexidade dos desafios globais, a coordenação de ações e a contribuição para o desenvolvimento sustentável na indústria tornam-se mais importantes do que nunca.. Para fomentar e direcionar estas discussões no setor de tintas e revestimentos, foi formado em 1992 o International Paint and Printing Ink Council (que a partir de 2019 passou a se chamar World Coatings Council), com o objetivo de conectar associações e companhias filiadas. Atualmente por meio do WCC, os membros aprendem com os casos de sucesso e desafios dos seus pares, e juntos aumentam o impacto positivo na sociedade, economia e meio ambiente.

Em dezembro de 2022 foi lançada uma publicação conjunta das associações sobre sustentabilidade na indústria global de tintas e revestimentos reforçando os esforços do setor para contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. (Ver mais)

Com um valor estimado em mais de 8 bilhões de dólares, este mercado aponta crescimento nos próximos anos na América do Sul, com destaque para países como Brasil, Argentina, Colômbia, Chile e Peru, que contam com a presença de grandes fabricantes globais atuando na região. Quanto a sustentabilidade, a região têm importante papel na mudança de paradigma por suas condições de biodiversidade e diversidade, o que pode impulsionar a criação de soluções personalizadas e adaptadas às necessidades locais, tanto em termos de design quanto de funcionalidade. Isso significa que existe uma grande responsabilidade e oportunidade de promover práticas sustentáveis e inovadoras na indústria de tintas e revestimentos.

No Brasil, a ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas) é a representante dessa cadeia produtiva, reunindo fabricantes e fornecedores, apoiando a disseminação do programa da WCC e demais programas locais como o Programa Coatings Care. O setor é regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), que estabelecem requisitos e critérios para a fabricação, comercialização e uso de tintas. Os fornecedores de matérias-primas e insumos estão presentes no país por meio de empresas nacionais e de grandes grupos multinacionais, com tecnologias e complexidade técnica comparáveis aos mais avançados do mundo.

Atualmente, as empresas têm investido em tecnologias mais sustentáveis e na produção de tintas com menor impacto ambiental, como as tintas à base de água, que são menos tóxicas e mais fáceis de limpar. Além disso, estão buscando certificações e selos que atestem a sua responsabilidade ambiental, o que tem se tornado um diferencial competitivo no mercado. Segundo estudos baseados em consultas a relatórios de sustentabilidade, documentos setoriais e informações de mídia, foram identificadas e listadas as principais tendências para a promoção da sustentabilidade no setor:

• Investimento em P&D para novas tecnologias e processos produtivos mais sustentáveis;
  • Eficiência no uso de recursos;
  • Redução das emissões de poluentes atmosféricos, como os Gases de Efeito Estufa (GEE) e Compostos Orgânicos Voláteis (COV);
  • Utilização de fontes de energia renovável;
  • Desenvolvimento de produtos eco-friendly: produtos à base de água, com baixo teor de compostos orgânicos voláteis (COV) e com matérias-primas renováveis. Produtos naturais, artesanais e customizados a gosto do cliente, com menos emissão de componentes tóxicos.
  • Certificações ambientais: obtenção de certificações e selos ambientais para demonstração do compromisso das empresas com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.

É importante que a indústria associe estes esforços de busca por inovações e sustentabilidade com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) do Pacto Global da ONU, dentro também da Agenda ESG, comunicando suas ações e direcionamentos aos seus stakeholders, de acordo com o nível de influência e impacto nos negócios para cada público do negócio.

A Fundação Eco+ tem o compromisso de promover o conhecimento de sustentabilidade nos diversos setores da indústria. Por esse motivo, estamos atualmente engajados na elaboração de um estudo sobre as tendências do mercado de tintas. Este estudo abordará dados, programas relevantes e exemplos práticos, oferecendo uma visão completa desse cenário. Se você tem interesse em receber o lançamento deste estudo e demais publicações em primeira mão, cadastre-se na nossa newsletter e receba o conteúdo diretamente no seu e-mail!