Rede ACV: A importância de um ambiente de benchmarking sobre Ciclo de Vida

por Sonia Chapman

A Rede Empresarial Brasileira de Avaliação de Ciclo de Vida (Rede ACV) foi lançada em 2013 com a missão de mobilizar as empresas, articular governos e educar o consumidor visando incorporar o pensamento de ciclo de vida, em geral, e a Avaliação de Ciclo de Vida, em particular, como instrumentos para orientar a tomada de decisão, à medida que ajudam a determinar a sustentabilidade dos produtos. Para isso, ela visa criar um ambiente de cooperação para o uso de ACV no Brasil; educar e capacitar a sociedade sobre este conceito, sua aplicação e benefícios; disponibilizar e disseminar para diversos públicos informações sobre ACV no Brasil e colaborar e apoiar o governo brasileiro na consolidação do Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida.

Um grande desafio da ACV é transmitir a riqueza de informações mapeadas num estudo para um público leigo, que tem o poder da tomada de decisão de consumo. Para isso é necessário simplificar todo o conceito, mas também promover debates e executar estudos de relevância deste consumidor, abordar questões do cotidiano, para ele compreender os benefícios que uma ACV pode proporcionar.

Desde a sua criação, a principal contribuição da Rede ACV tem sido proporcionar uma maior aproximação entre importantes organizações, líderes em seus segmentos de atuação, com representantes da academia, da sociedade civil, do governo e de consultorias para a execução e revisão de estudos de ACV, compreendendo os desafios e as oportunidades relacionados a ela.

Políticas públicas, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, com os seus Acordos Setoriais, ou o RenovaBio, que tem no RenovaCalc uma ferramenta ancorada em ACV, incentivos à inovação, como a Lei do Bem ou o Rota 2030, que permitem e até incentivam o uso de estudos de ACV para demonstração de determinados benefícios ambientais, estão demonstrando que este conceito está ganhando representatividade e relevância no Brasil. Outro exemplo é a ISO 20400 de Compras Sustentáveis, cuja definição é: “Compras que têm os maiores impactos ambientais, sociais e econômicos positivos possíveis durante todo o ciclo de vida”, que destaca a ACV como orientadora de processos de decisão visando a sustentabilidade. A nova Lei de Licitações, de 01.04.2021, vai nesta mesma linha.

Em seu site e em seu perfil no LinkedIn, a Rede ACV divulga estudos de situações cotidianas e esclarece termos e conceitos. Há estudos dos mais distintos segmentos, como Construção, Têxtil, Alimentos, Embalagens e publicações, como as que descrevem a complementariedade entre ACV e Economia Circular.

A Rede ACV promove o intercâmbio de experiências empresariais, e a reflexão da contribuição individual das pessoas, uma vez que as mobilizamos a refletirem sobre os impactos de suas decisões de consumo.