Frota Renovada: Melhorando Condições de Trabalho e Reduzindo a Poluição

No cenário atual, a frota de caminhões pesados dos autônomos no Brasil possui uma idade média preocupante de 20,5 anos (ANFAVEA, 2018). Esses veículos mais antigos consomem mais combustível, emitem poluentes em excesso e oferecem menos segurança aos motoristas e outros transeuntes, dado o maior risco de quebra e acidentes.

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) destaca a necessidade de um programa nacional para a renovação da frota de veículos pesados. Este programa ideal incluiria financiamento especial e a retirada de circulação de caminhões com mais de 20 anos. O objetivo? Estimular o setor a tornar o transporte rodoviário mais eficiente, já que caminhões mais novos são mais confiáveis e, mais importante, melhorar as condições de trabalho dos caminhoneiros autônomos.

O Grupo Vamos realizou um estudo abrangente sobre os impactos do Programa Piloto  de Renovação de Frota que implementaram. O projeto envolveu a compra e sucateamento de caminhões com mais de duas décadas de uso, além de oferta de crédito com juros menores que os praticados no mercado para os caminhoneiros que tinham interesse em adquirir um veículo mais novo. O foco principal era melhorar a qualidade de vida dos motoristas, focando em 3 aspectos principais: condições de trabalho, saúde e situação financeira.

Foi possível medir a adicionalidade em diversos aspectos:

Com relação às condições de trabalho, 64% foi o aumento de caminhoneiros do grupo tratamento que relataram trabalhar 8 horas ou menos, reportou-se um aumento de 76,3% na autonomia dos motoristas para escolher a carga transportada, aumento de 56% com relação à segurança do caminhão, além de um aumento de 47% na percepção de melhoria geral nas condições de trabalho.

Os aspectos relacionados à saúde dos caminhoneiros também foram positivamente impactados: 57% foi a melhoria relacionada à satisfação com descanso/horas de sono e 23% reportaram redução percebida do nível stress

Com relação às condições financeiras, o cenário macroeconômico interferiu negativamente, causado pelo aumento significativo do preço do combustível, aumento da inflação e outros fatores exógenos. Entretanto, o impacto na renda do grupo tratamento foi 21% menor, ou seja, a programa de renovação de frota amorteceu a perda de renda do grupo beneficiado pelo program

Nossa contribuição foi valiosa ao estabelecer a teoria da mudança junto ao cliente, orientando indicadores de resultados e impactos cruciais. Através da medição antes e após a compra dos caminhões, comparando os mesmos indicadores a um grupo controle, pudemos comprovar de maneira técnica o aumento na qualidade de trabalho e renda para os participantes do programa, em comparação ao grupo controle. Estamos orgulhosos em apoiar iniciativas que não apenas melhoram a vida dos profissionais, mas também têm impactos positivos no meio ambiente.