A partir de 1º de agosto, Rafael Viñas assume a posição recém criada de gerente de Projetos para Negócios na área de Químicos e Produtos de Performance. Nesta nova posição, Rafael será responsável por avaliar e implementar soluções de economia circular com potenciais parceiros para o fornecimento de matérias-primas circulares em linha com a estratégia de sustentabilidade dos negócios da BASF.
Com graduação e mestrado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (USP), Rafael estava há 10 anos na Fundação Eco+, sendo os últimos quatro anos como gerente. A Fundação Eco+ é uma consultoria e centro de pesquisa para sustentabilidade, mantida pela BASF há 18 anos, em São Bernardo do Campo (SP).
Em sua atuação na Fundação Eco+, Rafael realizou projetos importantes como a gestão do reciChain, estabeleceu novas parcerias estratégicas como com a AgroSmart e atingiu resultados positivos em colaboração com diversos clientes e parceiros comprometidos com melhores práticas ambientais e sociais em diferentes setores da economia. “Vejo esse novo desafio com entusiasmo e acredito que facilitar novos negócios para Economia Circular será a continuidade de um caminho profissional. Sinto-me privilegiado por ter feito parte desta jornada na Fundação Eco+ e continuarei a apoiá-la de outras formas, a exemplo da articulação de interações estratégicas entre parceiros da BASF para biocombustíveis, reciclagem química e mecânica”, compartilha Viñas.
Na mesma data, Tiago Egydio Barreto, assumirá a gerência da Fundação Eco+, Formado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), com pós-graduação em Adequação Ambiental de propriedades rurais, pela USP e mestrado e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ele ingressou na Fundação Eco + em 2014, ocupando desde 2020 a posição de Coordenador. Tiago traz consigo um sólido histórico em consultoria de sustentabilidade e uma profunda compreensão das questões ambientais, sociais e econômicas que afetam os negócios atualmente, a exemplo de práticas regenerativas, como conservação ambiental. Sua nomeação reflete o compromisso contínuo da Fundação Eco+ em oferecer soluções inovadoras e sustentáveis aos nossos clientes.
Em sua trajetória na instituição, o profissional liderou grandes projetos como o Mata Viva®, programa de compensação que realizou o plantio de 10 mil mudas de árvores no último ano; o NASC (Núcleo Ambiental Água Santa do Cerrado), projeto de educação ambiental; e a Reserva Suvinil, um trecho de Mata Atlântica corresponde a 30 campos de futebol, no complexo fabril da BASF em São Bernardo do Campo.
“É uma honra assumir a liderança da Fundação Eco+. Estou ansioso para trabalhar em estreita colaboração com nossa equipe talentosa, clientes e parceiros para continuar a impulsionar a sustentabilidade e os resultados positivos tanto para a organização quanto para o meio ambiente”, afirma Egydio.
Compartilhe