Fundação Eco +

Da Restauração a Celebração da Biodiversidade: há 40 anos nascia a iniciativa chamada "Mata Viva"

Sobre o programa

O Programa Mata Viva® é uma iniciativa de responsabilidade compartilhada entre a BASF e a Fundação Eco+ para a restauração de ecossistemas e, desde seu nascimento, é construída com a participação de diferentes atores, como empresas, pessoas e cooperativas. O programa mostra que produção e meio ambiente podem conviver em harmonia e busca apoiar o crescimento dos negócios com responsabilidade e impacto socioambiental positivo.

O Mata Viva começou com a restauração dos ecossistemas das áreas de preservação no entorno das unidades produtivas da BASF de Guaratinguetá e Jacareí no Vale do Paraíba, e de São Bernardo do Campo, Bastistini e Demarchi, no Estado de São Paulo. Contudo, ao longo dos seus 40 anos, o programa se expandiu em diferentes frentes como: ações de adequação de propriedades rurais dos clientes de proteção e cultivo da BASF; educação ambiental para as comunidades próximas das fábricas a partir da proteção da biodiversidade em áreas de reservas florestais, e plantio de árvores por meio de compensação de emissões de carbono provenientes de eventos e reuniões realizadas pela própria BASF e diversas empresas e instituições parceiras ou clientes da Fundação.

Por meio do investimento em restauração, o Mata Viva demonstra que é possível gerar valor para os negócios em sintonia com desafios globais, como a Década da Restauração e a Agenda 2030.

Conheça um pouco mais sobre a importância da Restauração Ecológica:

Recuperação de Ecossistemas Degradados

A restauração ecológica ajuda a reverter os danos causados pela exploração e degradação ambiental, proporcionando a recuperação de áreas degradadas. Ou seja, contribui para que áreas sejam restauradas e possam ter novos usos.

Proteção de Recursos Hídricos

A floresta em pé desempenha um papel fundamental na regulação do ciclo hidrológico, ajudando na manutenção da qualidade e disponibilidade da água, seja esta subterrânea (aquíferos) ou superficial (rios, lagos, etc).

Melhora da Qualidade do Solo

As raízes das árvores contribuem para a estabilização do solo, prevenindo a erosão e promovendo sua fertilidade, e consequentemente aumenta o potencial de produção agrícola, por exemplo

Sequestro de Carbono

A restauração ecológica contribui para a captura de carbono atmosférico (CO2), ajudando a mitigar as mudanças climáticas e seus efeitos como ondas de calor e outros eventos extremos.

Conservação da Biodiversidade

A restauração é feita com diferentes árvores nativas, o que contribui para restaurar e preservar habitats naturais, promovendo a diversidade de espécies.

A História

Na História abaixo, a visualização do mapa irá te guiar pelos principais locais que marcaram as fases do programa. Assim, para uma melhor experiência, sugerimos que aguarde o mapa ser carregado por completo conforme você for avançando nas seções

Nosso desafio é 40 mil mudas. Vem com a gente!

Neste ano, comemoramos 40 anos do Programa Mata Viva®,

Entre as ações de celebração, temos a campanha de plantio de 40 mil mudas até dezembro de 2024. E convidamos todas as pessoas para fazerem parte da nossa ação adotando uma muda.

Para participar é fácil, basta acessar o Programa de Compensação de Emissões Fundação Eco+ no botão abaixo e escolher a opção “doar uma ou mais árvores para o programa”.

da meta atingida

Biodiversidade nas reservas

Image Slide 2

A biodiversidade é responsável por garantir a variedade de seres vivos e ecossistemas que sustentam a vida na Terra. A perda de espécies e habitats ameaça a sobrevivência dos ecossistemas e pode ter consequências graves para a humanidade, como a redução da qualidade do ar e da água, a diminuição da segurança alimentar e o aumento da incidência de doenças.

Reserva Suvinil

A pedido da Suvinil, marca de tintas decorativas da BASF, em 2021 a Eco+ realizou um levantamento de biodiversidade da reserva florestal localizada no Complexo Industrial de Tintas e Vernizes, no bairro Demarchi de São Bernardo do Campo/SP.
O estudo foi feito na área de 30 hectares de Mata Atlântica. Equivalente a 30 campos de futebol.

Slide

Conectada à floresta atlântica da Serra do Mar, a área faz parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo e é reconhecida internacionalmente pela Unesco, sendo berço de diferentes espécies de fauna e flora, além de preservar 5 nascentes que abastecem o sistema da represa Billings.

Slide

Mapeamento de cerca de 196 espécies de plantas pertencentes a 55 famílias e 117 gêneros botânicos. Deste total, 135 são árvores e 41 são ervas, trepadeiras e samambaias.

Slide

111 espécies de aves, 14 espécies de mamíferos, 5 de serpentes, 3 de lagartos, assim como anfíbios e peixes.

Slide

Com o levantamento queremos mostrar para toda a sociedade o valor deste espaço, que representa praticamente metade de toda a área pertencente à nossa fábrica no município.
(Ricardo Gazmenga, Diretor de Operações de Tintas Decorativas da BASF)

Dentro da Reserva Suvinil também está localizada a sede da Fundação Eco+.

Reserva Jacarehy

Com aproximadamente 12 hectares de vegetação, a Reserva Mata Viva - Jacarehy acompanha as margens do Rio Paraíba do Sul, contudo, em essência, ela é um mosaico de paisagens que misturam áreas úmidas e matas, que dão a reserva uma diversidade de habitats que abriga uma expressiva biodiversidade

Slide

Ao todo foi encontrado 103 espécies de árvores, pertencentes a 35 famílias e 83 gêneros botânicos

Slide

82 espécies de aves distribuídas 10 espécies de mamíferos (Capivara, Coypu, Cachorro do mato, Lobo-guará, Tatu, Sagui, Saruê, Cotia, Ouriço e cuíca).Muitas espécies de anfíbios e répteis.

Reserva Batistini

Com aproximadamente 20 hectares de vegetação, a Reserva Batistini possui trechos de Mata Atlântica bem conservada e outros trechos em regeneração florestal.

Foram encontradas 9 espécies de mamíferos 65 espécies de diferentes tipos de aves

Slide

140 espécies de árvores. Deste total, há uma diversidade de plantas, incluindo árvores, arbustos, palmeiras, trepadeiras e herbáceas. Foram descobertas espécies de extrema raridade.

previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Shadow

Resultados do Programa

Após 4 décadas da iniciativa podemos compartilhar grandes resultados e celebrar a Biodiversidade!

+1,32 milhão de mudas de árvores nativas plantadas em 875 hectares de mata nativa restaurados.

5 unidades da BASF impactadas diretamente pelo programa

184 mil toneladas de carbono compensadas aproximadamente.​

+200 espécies de árvores nativas e +150 espécies de aves (além de outras espécies da fauna e flora) mapeados e preservados pela iniciativa​

Conheça o Dashboard do Programa Mata Viva® e confira os detalhes dos projetos e os locais onde foram realizados os plantios.

Guaratinguetá

Nestes 40 anos já foram 350 mil árvores nativas plantadas no site, grande parte com o apoio da empresa Reverde. Sendo estabelecida uma extensa área verde.

Atualmente são 170 hectares reflorestados, sendo a maior área verde urbana do município.

Santo Antônio de Posse

Atualmente são 32 hectares na Estação Experimental Agrícola junto a sua área de Reserva Legal, o Sítio Alvorada.

Desde 2018, foi iniciado o programa de educação ambiental com as escolas da região, onde é promovido o engajamento de profissionais da área e a visitação a Estação. Em 2023, foi feita uma capacitação sobre cultivo sustentável, onde alunos tiveram a oportunidade de desenvolver sua própria horta. Durante a jornada, os alunos puderam se conectar a natureza de forma mais profunda acerca da importância da preservação ambiental.

“Vemos que conseguimos criar nas crianças uma expectativa de futuro (…) A visita ao Mata Viva e à Estação Experimental Agrícola abre um leque de pensamentos e perspectivas de tudo que é possível de se fazer pensando em profissão e em ações de sustentabilidade.”
(Luis Gustavo Akihiro, Gerente de Operações em Santo Antônio de Posse).

Mata do Barreiro Rico

Desde 2020, o Programa de Compensação de Emissões tem apoiado na restauração de trechos impactados por incêndios florestais na Mata do Barreiro Rico, no município de Anhembi/SP. Um dos últimos habitats do muriqui-do-sul, o maior macaco das Américas, criticamente ameaçado de extinção, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Projeto Serra do Mar

A partir do mapeamento da Biodiversidade na Reserva Suvinil, foi elaborado e publicado o livro “Serra do Mar – A bacia do Rio Grande e seu entorno” em parceria com a Horizonte Educação e Comunicação, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Com a distribuição gratuita do livro a escolas de São Paulo e região do ABC Paulista, foi desenvolvido em 2022 o Projeto Serra do Mar, o qual reuniu educadores para oficinas de formação pedagógica. Já são:

• 77 professores impactados em oficinas.
  • 200 alunos impactados.
  • 8 municípios.
  • 900 livros distribuídos.
  • 283 escolas atendidas.

Desde 2008, por meio da parceria com a Área de Soluções para a Agricultura da BASF, cerca de 1 milhão de mudas foram plantadas, beneficiando diferentes cooperativas por meio Programa Mata Viva.

Compensação de Projetos Fundação Eco+

Sabendo que também geramos emissões de carbono em nossas atividades, desde 2019 compensamos nossas emissões.