Boas práticas no ecossistema do café

O agronegócio é um dos setores que mais cresce em termos de inovações e soluções sustentáveis – aliando boas práticas para o negócio à redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera. Possui potencial, sem dúvida, para catalisar e ser protagonista em temas que tratam da descarbonização da economia mundial.

Esse potencial agrícola abrange diversos setores produtivos da economia, uma vez que, ao diminuir as emissões – em função de boas práticas – podem gerar resultados em créditos de carbono.

Mais ainda, fomentar o apoio a indústrias de vários segmentos a reduzirem seus poluentes por utilizarem matérias-primas vindas da agricultura, com uma pegada de carbono menor.

A Fundação Eco+, conjuntamente com os parceiros AGROSMART e Future Carbon, em 2022, juntaram suas expertises para ofertar um produto ao mercado para apoiar a gestão de carbono de empresas.

Considerando esse cenário, a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé, MG, Brasil (Cooxupé), contou, contou com a parceria da Fundação Eco+ e parceiros para o desenvolvimento de um inventário das emissões de GEE (em consonância ao GHG-Protocol para os escopos 1, 2 e 3), além da construção de uma ferramenta digital de cálculo dessas emissões durante a produção do café e, ainda, o estudo para viabilidade econômica de geração de créditos de carbono.

O projeto contribuiu significativamente com os objetivos da Cooxupé em estabelecer, a médio prazo, um programa eficaz de gestão de emissões e, no futuro, ser reconhecida como uma cooperativa agrícola gerenciadora de indicadores ambientais.

O inventário de emissões foi um grande marco para a atuação da Cooxupé, assim como a calculadora de emissões customizada para o cultivo de café. Os produtos desta iniciativa podem ser utilizados para diferentes cultivos e empresas.