2% do PIB global: é o que precisamos para frear o aquecimento global

2% do PIB global é o que precisamos para frear o aquecimento global

A crescente preocupação do mundo com o aquecimento global tem trazido o debate cada vez mais frequente do que precisamos fazer e, mais do que isso, do quanto precisamos investir para que a temperatura média do planeta aumente só 1,5 °C. Caso fique acima, as consequências podem ser devastadoras. Apenas pelo prisma econômico, podemos perder até 18% do PIB mundial até 2050 se o aumento for de 3,2°C, alerta o Swiss Re Institute.

O autor reforça que, apesar de algumas divergências, várias referências apontam para um percentual similar, sendo todos abaixo dos 2 dígitos do PIB mundial. Se comparados com o alerta do Swiss Re Institute, nota-se, claramente, que estamos falando de um investimento e não de um gasto.

O Prof. Yuval Noah Harari
O Prof. Yuval Noah Harari é um historiador, filósofo e autor best-seller de Sapiens: Uma Breve História da Humanidade, Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã, 21 Lições para o Século 21 e Sapiens: Uma História Gráfica.

Segundo o Relatório de Riscos Globais do Fórum Econômico Mundial 2021, bilhões de pessoas em todo o mundo correm um risco maior de perder oportunidades econômicas futuras e os benefícios de uma comunidade global resiliente se nada for feito para reverter esse cenário.

Ao exigir que os governos coloquem como pauta prioritária a mitigação da mudança climática, podemos proteger as populações mais vulneráveis ​​dos desastres naturais, deixar um mundo melhor para nossos filhos e netos e, ainda por cima, criar uma economia mais próspera no processo. E nem vai custar tanto assim.