Mata Viva: Confira os resultados do programa em 2020

Mata Viva Confira os resultados do programa em 2020

O que é o Programa Mata Viva®?

O Programa Mata Viva® foi criado pela BASF em 1984 para a recuperação da mata ciliar do Rio Paraíba do Sul (localizada no Complexo Químico de Guaratinguetá, em São Paulo). Em 2008 o projeto foi estendido para clientes, principalmente para produtores rurais e cooperativas agrícolas para ajudar na restauração florestal e atendimento à legislação, contribuindo com a preservação da biodiversidade e unindo produtividade E sustentabilidade nos negócios.

A Fundação Espaço ECO, desde então, agregou à iniciativa o seu programa de compensação de emissões, calculando a pegada de carbono de pessoas físicas e jurídicas, e plantando mudas de árvores nativas. É uma alternativa para mitigar os impactos de emissões de carbono de eventos, transporte, produtos e apoiar na conservação da biodiversidade visando promover a recuperação da Mata Atlântica.

Em 2020, através das iniciativas ligadas ao projeto, conseguimos, com a ajuda de nossos parceiros, realizar o plantio de 8500 mudas de árvores, contribuindo para a restauração de uma área de 5 hectares na Fazenda São Francisco.

O apoio do programa na preservação do macaco muriqui

Existem muitas causas urgentes em nosso mundo, e pensando nisso, desde 2020, a compensação de emissões do Programa Mata Viva® ocorre em uma localidade bastante especial, a Floresta do Barreiro Rico, localizada no município de Anhembi, São Paulo. Ela foi impactada por 3 incêndios em menos de 6 anos e é uma das últimas casas do muriqui-do-sul, o maior macaco das Américas, que está criticamente ameaçado de extinção, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

O macaco muriqui-do-sul o maior macaco das Américas, que está criticamente ameaçado de extinção

O funcionamento do Programa Mata Viva®

Está interessado em contribuir?

Você pode apoiar esse projeto realizando a sua compensação de pegada de carbono através da Calculadora de Emissões do SustenBOT, ou até mesmo compensando as emissões geradas em eventos (mesmo sendo virtual), frota de veículos e demais atividades através do Programa Mata Viva®. Clique aqui e saiba mais.