O que é Socioecoeficiência?

O que é Socioecoeficiência

Antes de entendermos a socioecoeficiência, precisamos entender…

O que é ecoeficiência?

A ecoeficiência é uma filosofia de gestão que encoraja o mundo empresarial a procurar melhorias ambientais que potencializem, paralelamente, benefícios econômicos. Concentra-se em oportunidades de negócio e permite às empresas tornarem-se mais responsáveis, do ponto de vista ambiental, e mais lucrativas.
Incentiva a inovação e, por conseguinte, o crescimento e a competitividade.

Tal como definida pelo WBCSD (World Business Council for Sustainable Development):

“A ecoeficiência atinge-se através da oferta de bens e serviços a preços competitivos, que, por um lado, satisfaçam as necessidades humanas e contribuam para a qualidade de vida e, por outro, reduzam progressivamente o impacto ecológico e a intensidade de utilização de recursos ao longo do ciclo de vida, até atingirem um nível, que, pelo menos, respeite a capacidade de sustentação estimada para o planeta Terra”. Em resumo, diz respeito à criação de mais valor com menos impacto.

No Brasil, este conceito vem ganhando força a partir da criação do Conselho Empresarial Brasileiros para o Desenvolvimento Sustentável – CEBDS, que congrega grandes corporações e tem como missão promover o desenvolvimento sustentável no setor empresarial por meio do conceito de ecoeficiência.

Socioecoeficiência

Para escolher um produto, precisamos ter critérios. Mas o que levar em conta para fazer uma boa escolha? O conceito de socioecoeficiência pode ajudar. A análise da socioecoeficiência considera três fatores: social, econômico e ambiental. Um produto ou serviço mais socioecoeficiente traz qualidade de vida, atende necessidades, tem baixo impacto ambiental e ao mesmo tempo apresenta custos mais acessíveis.

O que eu posso fazer?

Conhecer o ciclo de vida dos produtos – que é a forma como são produzidos, transportados, comercializados…- desde a extração da matéria-prima até o uso e o descarte. Assim, teremos uma ideia dos impactos em cada etapa e poderemos fazer melhores escolhas.

Qual produto é mais socioecoeficiente?

Para medir a sociecoeficiência é preciso considerar os impactos ambientais, econômicos e sociais. Um produto poder ser mais ecológico, mas ser caro. Outras vezes é barato, mas provoca prejuízos ambientais ou sociais. Para avaliar a socioecoeficiência deve-se colocar na balança os impactos ambientais, sociais e econômicos de produtos semelhantes.

A Fundação Espaço ECO ajuda o seu negócio à medir os impactos ambientais – ao longo do ciclo de vida de seus produtos e serviços – para suportar a tomada de decisões que otimizem processos, diferenciem seu portfólio e promovam a sustentabilidade na sua cadeia de valor.