Fundação Espaço ECO realiza estudo ESG para Holambra Cooperativa Agroindustrial

Quem somos holambra

Sustentabilidade ambiental, social e governança estão no radar da
Cooperativa que tem forte atuação na agricultura

Um estudo de materialidade ESG foi realizado pela Fundação Espaço ECO para contribuir com a gestão da Cooperativa Agroindustrial Holambra. O objetivo é encontrar oportunidades para maior eficiência nas áreas ambiental, social e de governança. A Fundação Espaço ECO (FEE), consultoria para sustentabilidade instituída e mantida pela BASF desde 2005, atua junto a diversas organizações para contribuir com melhores práticas em sustentabilidade.

A metodologia usada pela Fundação Espaço ECO teve como base o estudo de materialidade ESG, um elemento importante para a construção da estratégia de atuação, garantindo o alinhamento entre as práticas e as expectativas.

O diagnóstico interno e externo foi realizado em 11 etapas, dentre elas o estudo de contexto, benchmarking e realização de workshops, que contaram com a presença e contribuição de líderes da Cooperativa. Um caminho trilhado para garantir um futuro mais produtivo, dentro de uma economia de baixo carbono, além de fortalecer a sustentabilidade do negócio.

“Estudos de materialidade, como esse, são uma ferramenta grandiosa que permitem propor melhorias ambientais e sociais, além de identificar riscos e oportunidades para as empresas. Isso contribui na condução de um desenvolvimento sustentável na cultura e vivência das instituições. Poder impactar organizações como essa nos faz reconhecer que estamos avançando cada vez mais com a nossa responsabilidade e objetivo“, explica Ana Paula Barbosa, Analista de Sustentabilidade Pleno Fundação Espaço ECO.

A entrega final do trabalho contou com materiais que servirão de base para um plano de ação da Cooperativa. Com os temas classificados, foi possível fornecer diretrizes e desdobramentos ESG, orientando para uma gestão estratégica em cada pilar.

Quem somos holambra

Essas etapas levaram em consideração as características do negócio, do cooperativismo e da realidade regional, com o mapeamento de impactos locais das mudanças climáticas, saúde e segurança do trabalho, entre outros. Para Shandrus Hohne de Carvalho, CEO da Holambra e Agroindustrial, esse trabalho permite que a instituição possa se adequar ao ritmo das mudanças e das exigências relacionadas à gestão das questões ambientais, sociais e de governança (ESG).

“Isso está no centro das nossas atividades e dos nossos cooperados. Por isso, junto à Fundação Espaço Eco, estamos entendendo quais são os temas mais relevantes que vão nos conduzir para um futuro mais produtivo e dentro de uma economia de baixo carbono. Isso significa olhar para os riscos, mas, principalmente, para as oportunidades de eficiência, produtividade e geração de renda“, afirma.

A BASF é parceira de longa data da Cooperativa Agroindustrial Holambra com a oferta de soluções para o manejo mais sustentável e eficiente das lavouras. “Queremos continuar contribuindo para o legado dos agricultores cooperados e da Cooperativa. O interesse em aprimorar práticas de governança traz impactos positivos para toda a cadeia e comunidade, além de demonstrar o comprometimento com a sustentabilidade ambiental e social dos negócios“, comenta Jorge Luiz Fontana, gerente de Território de Vendas da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF.