Estudos de Percepção e Materialidade: Como feedbacks agregam valor aos negócios?

percepcao

A sociedade atual possui um vasto número de organizações que existem para satisfazer as mais diversas demandas. A convergência de um conjunto de fatores de natureza econômica, geopolítica, sociocultural, aliada com consumidores cada vez mais conectados e a par do que as companhias estão trazendo nos seus produtos e processos, faz com que empresas se planejam estrategicamente para comunicar suas boas práticas e deixar claro seu posicionamento ao lado de questões sustentáveis.

A comunicação é um processo amplo que abrange todas as pessoas que de alguma forma estão relacionadas com a organização, como: colaboradores, acionistas, investidores, clientes, fornecedores, consumidores, associações, entre outros – os denominados stakeholders. Interna e externamente, compartilhar informações é fundamental e, além desse compartilhamento, ter processos ou meios de captura de feedbacks e percepções da sua cadeia de valor é de grande importância para os negócios.

O conceito de percepção vem da psicologia e, de acordo com Robbins (2005), percepção significa atribuir interpretações a partir da captação e organização das informações, sejam elas relacionadas a pessoas, fatos ou situações. Quando aplicada no âmbito organizacional, o estudo de percepção se refere a um senso de observação e análise do ambiente ao qual uma empresa está inserida.

A partir do estudo de percepção, é possível identificar as necessidades de melhorias no escopo empresarial, bem como fatores positivos que podem ser fortalecidos. O tipo de estudo depende do assunto do qual se quer obter um feedback, podendo ser focado na expectativa de resultados, entendimento da satisfação sobre um produto ou serviço ou simplesmente entender como a empresa é vista em determinado tema – como na questão da sustentabilidade. Os estudos de percepção podem ser realizados em diversos momentos oportunos e repetidos quando a empresa/negócio passar por alguma mudança, fusão, alteração de produtos, lançamento no mercado ou quando se quer saber qual aspecto é o mais sensível e impactante para a organização.

Seja qual for o escopo do estudo, este será feito por meio de entrevistas a stakeholders estratégicos, sendo elos da cadeia de valor da companhia e que possuem relacionamento com esta. Ainda que os entrevistados sejam definidos pela companhia, o processo é todo confidencial e as respostas não são linkadas ao entrevistado.

Juntamente com os estudos de percepção, é possível realizar a Materialidade da companhia. Estudos de Materialidade visam identificar as tendências capazes de impactar os negócios, gerando valor a longo prazo e identificar quais temas são mais críticos e que necessitam de uma atenção e gerenciamento com maior eficiência.

No caso da materialidade, os stakeholders internos e externos pontuam todo os temas levantados a partir do que consideram ser mais ou menos importante e, ao final, tem-se uma representação gráfica onde os temas mais importantes (para internos e externos) estão localizados na parte mais acima e mais à direita do gráfico.

matriz de materialidade

Os estudos de percepção e materialidade se complementam ao final, pois trazem à companhia uma visão amplificada de onde atuar primeiro, tendo os temas da matriz de materialidade sendo reforçados e aclarados pela percepção estratégica dos stakeholders.

E sua organização, conhece os temas materiais para atuação? Se não, deseja ter conhecimento de quais pontos ou ações deve realizar a partir da percepção dos seus stakeholders? A Fundação Espaço ECO atua no desenvolvimento de estudos de Percepção e Materialidade há quase 10 anos e a partir deles, construindo junto a clientes estratégias de sustentabilidade que agregam valor aos negócios e que apoiam uma melhor experiência de produtos ou serviços comercializados pela empresa.