Como as futuras tendências podem nos ajudar a reduzir os impactos ambientais?

De acordo com o relatório da PWC citado no Webinar “How can future trends help us to reduce environmental impact?”, promovido pela ProTerra com a participação da Fundação Espaço ECO, existem 5 Megatendências Globais que influenciam a mobilização e a cocriação de soluções frente aos desafios e oportunidades que estas mesmas megatendências trazem. São elas:

• > Mudança no poder econômico global
  • > Mudança Demográfica
  • > Aceleração da Urbanização
  • > Escassez de Recursos
  • > Mudanças Climáticas e Avanços Tecnológicos

Essas tendências são direcionadas por aspectos macroeconômicos e geoestratégicos e influenciam tanto nos negócios como na sociedade de maneira geral.

Elementos de rastreabilidade, digitalização, design thinking, big data, economia circular, entre outros, podem ser destacados como elementos-chave para efetiva mudança em direção à redução de impactos ambientais e socioeconômicos.

Como um importante case, a FEE desenvolve estudos para a empresa Cargill desde 2015, aplicando uma metodologia de avaliação de impactos ambientais e econômicos do ciclo de vida de produtos (Análise de Ecoeficiência – AEE) da cadeia agroindustrial. Esses estudos constataram que a etapa de produção de embalagem possui maior contribuição dos impactos ambientais totais do ciclo de vida do produto extrato de tomate. Assim, a empresa contratou um novo estudo com a FEE, focado na análise de uma possível mudança do tipo de embalagem – de aço para plástico.

Neste novo estudo, os desafios foram tanto de modelagem de sistemas (na consideração de indicadores de circularidade que levem em conta diferentes destinações de fim de vida destas embalagens, por exemplo), como de comunicação a partir do momento que foi constatado benefícios ambientais e econômicos na mudança da embalagem, uma vez que uma tendência praticada nos últimos anos pela população, e até mesmo governos, foi de evitar ou se questionar sobre o uso de embalagens plásticas.

No estudo, foi possível evidenciar que o fato da nova embalagem de atomatados ser reutilizável faz bastante diferença em termos de impactos ambientais, porém esta informação muitas vezes não é conhecida do público geral e demanda ações de engajamento e comunicação assertivas para que na prática esse melhor desempenho ambiental se confirme. Dessa maneira, a área de comunicação e marketing da Cargill atuou para engajar e sensibilizar seus públicos consumidores, sobre os benefícios ambientais encontrados na análise.

Após acompanhar por quatro anos os impactos ambientais dos atomatados da marca Elefante e entender os benefícios trazidos por estudos de AEE, a empresa expandiu a análise para todo o portfólio de atomatados, permitindo que novas ideias e projetos de melhorias sejam implementados.

Tendências futuras podem auxiliar a redução de impactos ambientais, uma vez que a sustentabilidade é cada vez mais enxergada com a visão holística, considerando os critérios de ESG e não mais separadas em três pilares independentes. Porém, quando observamos uma forte tendência de comportamentos e hábitos de consumo, como é o caso destes movimentos “contra” plásticos, ressalta-se ainda mais o papel fundamental de avaliar, a partir de métricas robustas e de base científica, diferentes cenários e situações, como foi realizado pela FEE com a Cargill. É cada vez mais arriscado tomar decisões e realizar escolhas sem embasamento técnico, por isso a FEE possui soluções embasadas em metodologias internacionalmente aceitas, que ajudarão seu negócio a tomar as melhores decisões para construção de uma estratégia sustentável.