Fundação Espaço ECO completa 15 anos apoiando clientes e conectando os desafios e oportunidades do presente a um futuro mais sustentável

Instituída e mantida pela BASF, Fundação orienta empresas em sua jornada de sustentabilidade com foco em cadeia de valor, capital natural, bioeconomia e economia circular

Promover o desenvolvimento sustentável no ambiente corporativo e na sociedade, por meio de ferramentas que auxiliam no diagnóstico, medição e avaliação do impacto econômico, ambiental e social de produtos e serviços. Com essa missão, a Fundação Espaço ECO® (FEE), criada e mantida pela BASF no Brasil, completa 15 anos de atuação.

Fundada em 2005, a FEE é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que atua como uma consultoria para sustentabilidade, desenvolvendo projetos customizados e utilizando metodologias científicas com base no pensamento de ciclo de vida que quantificam e materializam aspectos de sustentabilidade, entre eles o consumo de recursos, como água e energia, a geração de emissões, como de CO2, ou de resíduos, entre outros fatores.

“Atenta aos principais desafios e oportunidades da sustentabilidade corporativa, a Fundação tem ajudado empresas na América do Sul a amadurecer sua estratégia de sustentabilidade, tornando-a a parte do negócio e cada vez mais próxima dos consumidores e representando uma importante conexão entre a BASF e a sociedade”, afirma o presidente da BASF para a América do Sul, Manfredo Rübens.

Olhando para as tendências da sustentabilidade corporativa, a Fundação definiu quatro pilares estratégicos para guiar suas discussões e apoiar seus clientes: cadeia de valor, capital natural, bioeconomia e economia circular. Em 2020, mesmo com o cenário da pandemia causada pela Covid-19, mais de 30 projetos foram desenvolvidos para clientes na América do Sul para empresas e instituições como Kimberly & Clark, Associação Brasileira de Bioinovação e Instituto Akatu e, também, unidades de negócio da própria BASF. “A Fundação se tornou uma referência que agrega ciência, dados e análise para gestores tomarem melhores decisões relacionadas à sustentabilidade. Ela é parte fundamental da estratégia de sustentabilidade da BASF na América do Sul e na construção de parcerias com clientes, sociedade e governo”, comenta a diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da BASF para a América do Sul e responsável pela Fundação, Cristiana Xavier de Brito.

Em seu histórico, a FEE contribuiu para a sociedade por meio de estudos de interesse público, nos quais procura antecipar demandas e tendências relativas à sustentabilidade e identifica oportunidades para introdução de modelos mais sustentáveis de atividades. Um exemplo é o SustenBOT (http://www.espacoeco.org.br/sustenbot), ferramenta digital gratuita que, por meio de 10 perguntas, identifica o grau de sustentabilidade de uma  empresa em apenas três minutos, gerando um relatório com o seu nível de maturidade da sustentabilidade. O objetivo é permitir o acesso rápido a dados iniciais de sustentabilidade, promovendo assim mais conhecimento sobre o tema e estimulando o desenvolvimento de iniciativas e projetos no setor empresarial.

No ano que completa 15 anos, a Fundação também lançou uma calculadora para que qualquer pessoa possa calcular suas próprias  emissões de CO2 a partir de atividades comuns como consumo de energia elétrica, alimentação, produção de resíduos, transporte e viagens. Ao final, a somatória referente aos 12 meses do ano é convertida no número de árvores que seriam necessárias plantar para compensar essas emissões. Além de dar dicas e instruções de como reduzir a pegada de carbono, a Fundação Espaço ECO direciona o usuário para uma plataforma (https://www.espacoeco.org.br/compensacao/) onde é possível realizar a compensação da sua pegada de carbono fazendo a doação de mudas de árvores.

“Muita coisa mudou desde a criação da Fundação Espaço ECO em 2005. Desenvolvemos muitos projetos, estudos e consultorias e acompanhamos e participamos da mudança do papel da sustentabilidade nas empresas, de uma agenda acessória para parte da estratégia das organizações. Queremos continuar gerando um impacto positivo para as próximas gerações, desempenhando a missão da Fundação Espaço ECO de apoiar as empresas e a sociedade para juntos construirmos um futuro mais sustentável”, afirma o diretor-presidente da Fundação, Rodolfo Walder Viana.

Conheça cases de sucesso da Fundação Espaço ECO

A Fundação Espaço ECO promove o diálogo sobre desenvolvimento sustentável no ambiente corporativo e na sociedade; desenvolve projetos customizados para organizações medirem e compreenderem os impactos ambientais, sociais e econômicos de sua atuação; e articula parceiros  para o desenvolvimento de linhas de pesquisa e aplicação de metodologias científicas na gestão de negócios a fim de solucionar os desafios do mercado.

“Reconhecemos nos últimos anos um maior número de empresas buscando melhor compreensão sobre seus diversos públicos de interesse e os significados de sustentabilidade para cada um deles. Com isso, elas permitem ampliar o diálogo para dentro de suas operações sobre como atender essas expectativas por meio de suas marcas”, explica o gerente da Fundação Espaço ECO, Rafael Viñas.

Conheça a seguir alguns dos projetos realizados pela Fundação.

Análise de ecoeficiência de embalagens

Desde 2015, a Cargill, multinacional que atua na produção e  processamento de alimentos, analisa anualmente a sustentabilidade da produção de toda a sua linha de atomatados. Com base nessa análise, foi avaliada a possibilidade de substituição de uma das principais embalagens utilizadas para o extrato de tomate Elefante, feita de aço. Por meio da Análise de Ecoeficiência realizada pela Fundação Espaço ECO, foi possível fazer a comparação entre a embalagem tradicional e uma opção elaborada com material plástico. Considerando os critérios de desempenho ambiental e econômico, chegou-se à conclusão de que a nova embalagem teve um desempenho 6% melhor em termos ambientais e 12% melhor em termos econômicos.

Biocombustíveis

A Fundação Espaço ECO é uma das parceiras da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ) e Agroícone (consultoria especializada no agronegócio focada no fomento de biocombustíveis e energias renováveis), na divulgação de ferramentas em iniciativas com foco em capacitação e treinamento da RenovaCalc, que calcula os Cbios (créditos de descarbonização) e avalia emissões de gases de efeito estufa nas diferentes etapas do ciclo de vida dos biocombustíveis. A RenovaCalc faz parte do programa RenovaBio, do Governo Federal. A FEE realizou parceria para a divulgação da RenovaCalc com as instituições que a desenvolveram (Embrapa, Unicamp, Agroicone e Laboratório Nacional de Biorrenováveis). Até dezembro de 2019, a FEE realizou sete edições do curso e capacitamos mais de 250 multiplicadores.

Gestão do capital natural

O Projeto Mata Viva®, realizado em parceria com a BASF, reflete a contribuição direta para a conservação do meio ambiente por meio da gestão de capital natural. Iniciado em 1984, no Complexo Químico de Guaratinguetá (SP), já contribuiu para o reflorestamento de 132 hectares de mata nativa, totalizando 278 mil árvores plantadas ao longo de 1,4 km do rio Paraíba do Sul. Estima-se que esse investimento permitiu a remoção de 33,5 mil toneladas de carbono da atmosfera.

Matriz de materialidade

A Fundação Espaço ECO atualizou as matrizes de materialidade da estratégia das lojas físicas e das plataformas digitais das Lojas Americanas, empresa brasileira do segmento de varejo, com a identificação dos impactos, riscos e oportunidades de sustentabilidade. As matrizes orientam as práticas e ações a serem realizadas em curto, médio e longo prazo, gerando valor para a empresa e seus parceiros.