Fundación Eco+

FUNDACIÓN ECO+

Vem aí o CarbonBOT! A ferramenta para apoiar o autodiagnóstico em Gestão de Carbono.

por Gabriela Santos

O aumento das emissões de gases de efeito estufa (GEE), resultantes das atividades humanas, está levando a um aquecimento global sem precedentes, com consequências significativas para o meio ambiente, a economia e a sociedade como um todo. Para enfrentar esse problema global, líderes internacionais se reúnem regularmente nas Conferências das Partes (COPs) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). As COPs têm sido palco de importantes marcos na luta contra as mudanças climáticas, como o Acordo de Paris, alcançado na COP21 em 2015, quando foi estabelecido o objetivo global de limitar o aumento da temperatura média global abaixo de 2°C acima dos níveis pré-industriais. Neste ano acontece a COP29, promovendo discussões sobre a aceleração para transição energética, metas coletivas de financiamento climático, e a implementação das NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas) nos países.

Não só pela pressão de reduzir as emissões dos GEE debatidas nas COP’s, o tema ganha ainda mais força no setor empresarial frente a evolução da agenda ESG (Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança), onde as empresas estão em uma corrida para implementar ações vinculadas a gestão de carbono em suas operações, com a divulgação de riscos, desenho de metas e estratégias, publicações transparentes, e a preocupação de evitar o famoso lavado verde.

Dentro dessa “jornada de carbono”, não há um único caminho ou uma trajetória linear. Pois diferentes temas e iniciativas podem surgir da necessidade setorial, se consolidarem e se tornarem comuns permeando diversos mercados. Assim, avaliar a maturidade de uma organização frente a sua gestão de carbono não se torna um trabalho tão simples e imutável. Sem um diagnóstico prévio, o planejamento e a tomada de decisão são dificultados.

A Fundação Eco+ é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), instituída e mantida pela BASF, e está há 19 anos atuando como consultoria para apoiar empresas na busca por caminhos mais sustentáveis. Pensando em ajudar as organizações na estruturação da Gestão de Carbono, a Eco+ vem desenvolvendo e divulgando publicamente materiais em suas redes sociais, como o Ebook de Carbono, realizando discussões via podcast, participando na criação de conteúdo para cursos específicos, e acaba de lançar o “CarbonBOT”, umaferramenta em chatbot com a proposta de facilitar o autodiagnóstico em relação ao tema.

O objetivo é somar forças na construção de uma economia de baixo carbono, auxiliando organizações a diagnosticarem sua própria maturidade na Gestão de Carbono, apresentar conteúdos de forma simplificada e indicar sugestões de como alcançar um nível maduro nessa gestão a partir do conhecimento de práticas comuns que vêm sendo adotadas e consolidas no mercado como um todo. Dando sequência ao conteúdo apresentado no Ebook, as perguntas da ferramenta são divididas nas 5 etapas: Diagnóstico, Mensuração, Redução, Compensação e Inovação. A partir das respostas, ao final é apresentado o posicionamento da organização (iniciante / intermediário / avançado / maduro), em cada uma das etapas com dicas e sugestões se necessário.

Em um contexto de capitalismo de stakeholder, considerando que as mudanças climáticas não são mais apenas previsões, e sim realidade, o papel empresarial é fundamental na identificação dos múltiplos impactos e na implantação de ações que evitem as consequências negativas. Segundo o guia “Boas práticas para uma agenda ESG nas organizações” do IBGC publicado em 2022, são pontos essenciais para a alta gestão: compreender as implicações dos impactos advindos pelas mudanças climáticas no modelo de negócios, como se adaptar e como assegurar que a organização está preparada para avaliar, monitorar e acompanhar esses efeitos.

Em caso de dúvidas ou de interesse, entre em contato conosco!