Eco+ Foundation

ECO+ FOUNDATION

Blog

Comunidade Ecoar: Construindo um Espaço de Compartilhamento de Conhecimento em Sustentabilidade

per Erick Gouveia

Os impactos das mudanças climáticas e os  desafios relacionados à sustentabilidade têm despertado um crescente interesse entre pessoas e empresas. Segundo dados da Opinion Box (2021), 82% dos brasileiros consideram a sustentabilidade um tema importante para o cotidiano, evidenciando uma mudança de comportamento tanto entre consumidores quanto nas organizações. Apesar desse avanço, muitos temas da sustentabilidade, como o Pensamento de Ciclo de Vida, ainda são pouco compreendidos por sua natureza técnica.

O pensamento de Ciclo de Vida é uma metodologia que analisa os impactos ambientais de um produto ou serviço em todas as suas etapas – da extração de matérias-primas ao descarte final – e ajuda empresas e indivíduos a tomarem decisões mais conscientes. Contudo, sua complexidade, envolvendo dados técnicos como emissões de carbono, consumo de água e uso de energia, pode dificultar a compreensão por quem não possui formação especializada.

É nesse contexto que surge a necessidade de democratizar o conhecimento sobre este sustentabilidade. Na Fundação Eco+, costumamos dizer que “nós traduzimos a ciência para a linguagem dos negócios”, tornando dados técnicos acessíveis e aplicáveis às estratégias empresariais de nossos clientes e parceiros. Com essa visão, criamos a Comunidade Ecoar, um espaço dedicado ao compartilhamento de conhecimento, com ênfase no Pensamento de Ciclo de Vida.

E como estamos fazendo isso? Bem, antes de tudo precisamos dizer que a nossa ideia de comunidade é ser um ambiente dinâmico de troca de conhecimentos. Conectamos especialistas que já dominam o tema com aqueles que desejam aprender mais, reunindo profissionais de diferentes setores da indústria e da academia.Está é uma prática conhecida como “Comunidade de Compartilhamento de Conhecimento” que promove um ambiente colaborativo, onde experiências e informações são trocadas, gerando desenvolvimento pessoal e profissional.

Esses ambientes não apenas promovem o aprendizado individual, mas também fortalecem o aprendizado coletivo, contribuindo para o desenvolvimento contínuo dos membros. Ao estabelecer um espaço onde todos podem ensinar e aprender, essas comunidades desempenham um papel fundamental na educação contemporânea e na capacitação profissional.

Em nossa experiência, além de um grupo em uma plataforma virtual, realizamos encontros mensais com especialistas e membros de organizações, que compartilham casos de sucesso envolvem-na aplicação  do Pensamento de Ciclo de Vida nas suas estratégias de sustentabilidade.

No primeiro encontro da Comunidade Ecoar, tivemos a participação de Thiago Rodrigues, do IBICT, e Isabel Schulze, da Suzano, que apresentaram como essa metodologia pode orientar o planejamento e a seleção de processos mais responsáveis e sustentáveis na extração e beneficiamento de matérias-primas. No segundo encontro, Arthur Baiochi, da Ypê, e Márcio Barela, da Cargill, discutiram a aplicação do Pensamento de Ciclo de Vida na fase de produção. Esses diálogos têm mostrado de forma prática a importância de integrar a sustentabilidade em todas as etapas do processo, trazendo perspectivas diversificadas, inclusive de não-especialistas.

Na Fundação Eco+, estamos comprometidos em fazer da Comunidade Ecoar um ponto central de compartilhamento de conhecimento. Convidamos você a se juntar a nós! Nosso próximo encontro será no dia XX de outubro, às 10h, quando exploraremos como as empresas estão integrando o Pensamento de Ciclo de Vida na construção de uma logística mais responsável. Inscreva-se aqui.

Se você tem interesse em aprender e ensinar sobre o Pensamento de Ciclo de Vida e outros temas relacionados, te convidamos a se juntar à nossa comunidade. Clique aqui e faça parte você também.